A Escola Pública de Trânsito (EPTran) começa as atividades educativas de volta às aulas com abordagens a motoristas em dois locais, nesta terça-feira (23/7).

Das 9h às 11h, agentes de trânsito estarão na Rua Francisco Frischmann, perto do colégio estadual Pedro Macedo, no Portão. No período da tarde, as atividades acontecem das 14h às 16h na Rua Chile, nas proximidades do Teatro do Paiol.

“São locais com grande fluxo de veículos que, ao longo do trajeto rotineiro, vão passar por diversos estabelecimentos de ensino, e que precisam redobrar a atenção e os cuidados”, reforça a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Diariamente, chegam a passar, em média, 47 mil veículos pela Francisco Frischmann e 24 mil pela Chile, de acordo com dados da Superintendência de Trânsito.

“Com a volta às aulas, a concentração de veículos e a movimentação de pedestres em determinados horários aumenta, especialmente por volta das 7h e das 17h30”, explica a superintendente de Trânsito.

Nos próximos dias, novas ações de conscientização de trânsito serão feitas pela EPTran, em todas as regionais da cidade. A programação completa vai ser divulgada na sequência.

Confira orientações de trânsito para o período de volta às aulas:

•    Ao passar por unidades escolares, o motorista deve reduzir a velocidade. O limite é de 30 km/h.
•    Os responsáveis devem redobrar a atenção na hora de deixar e buscar os estudantes na escola, atravessando na faixa de pedestres e segurando a criança pelo pulso – pela mão, ela pode se soltar facilmente.
•    É proibido parar em fila dupla para embarque e desembarque. Se necessário, estacionar o veículo em local permitido para acompanhar o filho a pé até a entrada da escola.
•    No interior do veículo, usar o dispositivo de retenção adequado à faixa etária da criança.
•    Sempre respeitar a sinalização de trânsito, organizada de forma a garantir mais segurança a todos.