O prefeito Rafael Greca destacou os resultados obtidos pelas experiências tecnológicas realizadas no Vale do Pinhão, em Curitiba. “O Vale do Pinhão começa a dar frutos, tecnologia desenvolvida em Curitiba por gente daqui para atender a nossa gente”, disse.

Greca recebeu a visita de representantes de startups de tecnologia para a saúde em Curitiba. No encontro, conheceu vários projetos desenvolvidos na capital, entre eles, equipamento desenvolvido em Curitiba para prever os problemas de visão, que hoje representam mais de 70% da evasão escolar.

Segundo Greca, a Prevention Vision Test – empresa responsável pelo dispositivo -, faz parte do Worktiba Barigui, o coworking público municipal. “Mais de 1.000 crianças da rede pública municipal e estadual devem passar pelo teste de visão, oferecido de forma gratuita e simplificada, com um equipamento portátil e de baixo custo desenvolvido pela empresa”, destacou.

Na reunião, Greca conheceu também o sistema denominado Robô Laura. Osftware prevê ações médicas para evitar mortes por sepse, infecção generalizada que mata mais de 600 pessoas por dia no mundo. O nome Laura é uma homenagem à filha do desenvolvedor do sistema, que morreu aos 18 dias de vida vítima da sepse. O pai, com recursos próprios, desenvolveu a tecnologia.