“A relação entre governo e município, município e câmara de vereadores, é muito importante. Quando ocorre de forma tranquila, os efeitos para a comunidade são diretos e efetivos”, disse Fernanda Richa, secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, na abertura do 2.º Congresso Interestadual de Fortalecimento e União da Vereança.

A grupo de 500 vereadores e gestores municipais do Paraná que participaram do encontro em Curitiba, Fernanda Richa lembrou que graças ao ajuste fiscal, o Estado tem investido em importantes programas sociais reduzindo em 57% a extrema pobreza no Estado e destacou os avanços obtidos pelo e o caráter municipalista da gestão têm mudado a realidade das cidades. Em 2010, foram transferidos R$ 4,5 bilhões aos municípios pelo governo do estado e, no ano passado, R$ 8,2 bilhões.

O encontro da União de Câmaras de Vereadores do Paraná (Uvepar) reuniu representates das 399 Câmaras e os 3.854 vereadores paranaenses. “Há muito tempo não víamos um governo tão próximo dos vereadores. Nossas reivindicações são ouvidas. Beto Richa é um governador de fácil acesso, sempre respeitou e atendeu os vereadores”, disse o presidente da Uvepar, Júlio César Makuch.