Prefeito Rafael Greca participa de café da manhã com empresários e comerciantes da Regional Portão. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Ruas asfaltadas, binários, hortas comunitárias no lugar de terrenos baldios, obras de drenagem, praças e parques mais iluminados têm mudado a paisagem dos bairros da Regional Portão e impulsionado negócios locais. A avaliação é de empresários da região que participaram nesta sexta-feira de um encontro com o prefeito Rafael Greca, que prestou contas das ações desenvolvidas na regional.

No encontro com mais de 60 empresários de diferentes setores, o prefeito destacou as iniciativas da gestão tanto na infraestrutura como na área da inovação. O encontro foi no salão da igreja Comunhão Cristão ABBA, no Portão.

“Temos mais de mil startups no nosso Vale do Pinhão, estamos entre as seis cidades mais inovadoras do mundo, mas sem esquecer de que o que brilha é o DNA do nosso povo trabalhador”, disse Greca.

Durante o encontro, o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, destacou as principais obras e serviços feitos nos últimos três anos, como 430 mi metros de intervenções em córregos e galerias para melhorar o escoamento das chuvas, limpeza de aterros clandestinos, roçadas e outros serviços.

A implantação da horta comunitária no bairro Fazendinha ocupou uma área abandonada e invadida por lixo. O mesmo está acontecendo na Vila Rigoni, que no começo de 2020 vai ganhar a segunda horta comunitária da Regional.

“Estamos na região há 21 anos, e de uns dois anos pra cá a transformação impressionante, parece que tem mais cuidado, limpeza. São detalhes que trazem ânimo pra gente investir e orgulho nas pessoas em viver no bairro”, disse Vanessa Rocha, proprietária da Maxiclin.

Pavimentação

Outro destaque regional nos últimos anos foi a revitalização asfáltica em cerca de 20 quilômetros de trechos de ruas e avenidas importantes como a João Bettega, ligação entre o CIC e o Portão. Uma segunda etapa da obra foi iniciada nesta semana, totalizando cinco quilômetros de asfalto novo.

“Era uma rua bem complicada de trânsito e a obra mais o binário com a Rua Luiz Parigot de Souza desafogou muito o fluxo. Não só essa, mas a Professor Álvaro Jorge com a Dário Veloso (binário) e tantas outras que melhoraram muito pra quem como eu mora e trabalha aqui”, disse o empresário Lourival Malinoski.

Ligeirão até o Pinheirinho

No encontro o prefeito anunciou a licitação para a obras de desalinhamentos das estações-tubo que possibilitarão a passagem do Ligeirão Norte-Sul até o terminal do Pinheirinho. Na primeira etapa, Greca implantou o ligeirão no eixo Santa Cândida-Praça do Japão.

“Nas próximas semanas vamos lançar a licitação para as obras dos trechos Praça do Japão até o Capão Raso e de lá té o Pinheirinho. Era para termos feito esse ano, mas o dinheiro de Brasília não veio. Decidi fazer com recursos municipais e pedir a contrapartida Federal em outras obras”, falou Greca.

Autoridades: Estiveram presentes no encontro o secretário estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge; o pastor Pio Carvalho e presidente da Associação Empresarial da Regional Portão, Nelson Furmann.