Major Olímpio e seu suplente Alexandre Giordano

O jornal paraguaio ABC Color dá nova matéria sobre o escândalo de Itaipu, sutilmente ignorado pela mídia brasileira.

DCM – Eis a folha corrida do dono do avião em que voou o suplente do probo Major Olímpio, Alexandre Giordano. Spoiler: ele chegou a ser preso em 2003:

Antônio Lucena de Barros aparece como o dono ou responsável pelo jato PR JAJ que foi utilizado no dia 9 de abril quando os empresários da LÉROS Comercializadora chegaram ao Paraguai.

A bordo vieram Alexandre Giordano (suplente de Major Olímpio no Senado brasileiro) que falou em nome da família presidencial do país vizinho; Adriano Deguirmendjian Rosa, Cyro Dias Lage Neto e Bruno Emannuel Silva Nascimento.

Foi uma das várias viagens feitas por brasileiros que usaram a influência do vice-presidente Hugo Velázquez, que, por sua vez, usou Joselo Rodríguez.

Joselo invocou o Presidente e o Vice-Presidente para excluir pontos estratégicos do Ato Bilateral assinado em segredo em 24 de maio deste ano.

Lucena de Barros (também conhecido como Maranhense) é membro de uma dezena de negócios agrícolas, agroindustriais, madeireiros, imobiliários, hoteleiros, residenciais e de alimentos.

Ele foi investigado várias vezes pela justiça brasileira: é um pecuarista denunciado junto com ex-pesos pesados ​​como Fernando Collor de Mello, inclusive por trabalho escravo (maio de 2003). Foi investigado em 2008 como sócio de construção, em 2013 por apropriação indébita e em 2018 porque Fernando Collor também usou sua aeronave para se locomover.

Em abril do ano passado, foi acusado de lavagem de dinheiro, juntamente com um governador do Tocantins, no Brasil. A empresa listada como proprietária é T.T.H. Negocios e Participações Ltda, que realiza consultoria de gestão de negócios e está em São Paulo.

Como sócio-gerente, está Jaimes Bento, da Almeida Junior, que criou uma empresa offshore chamada Avallon Services Limited, sediada nas Ilhas Virgens Britânicas.

O jato Phenom, da Embraer, a bordo do qual os brasileiros foram ao Paraguai