Saúde retoma vacinação: idosos acamados têm prioridade. Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

A Secretaria Municipal da Saúde retomou nesta segunda-feira (30/3) a vacinação contra a influenza (gripe). Nesta fase serão atendidos exclusivamente idosos acamados, acolhidos em instituições de longa permanência e também profissionais de saúde.

Na semana passada a campanha de imunização teve que ser interrompida. Em dois dias foram vacinadas na cidade cerca de 130 mil pessoas, quantidade prevista para 15 dias de campanha.

“Retomamos de forma escalonada para evitar aglomeração de pessoas e dando prioridade para o público de maior risco”, afirma Flávia Quadros, superintende de Gestão em Saúde da secretaria.

Os idosos acamados atendidos nessa fase são acompanhados pelas unidades de saúde municipais. Os funcionários de cada unidade agendam com os familiares ou responsáveis e depois vão à casa do pacientes aplicar a vacina.

Profissionais da saúde

Na terça-feira (31/3) começa a vacinação de profissionais da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da área devem procurar a sede do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Rua Professor João Argemiro Loyola, 74 – Seminário).

No Coren a vacinação para profissionais da saúde será feita até sexta-feira (3/4), das 10h às 16h.

A Secretaria Municipal da Saúde está programando ainda retomar a vacinação da influenza em pontos da cidade para os idosos com 80 anos ou mais na próxima quinta-feira (2/4).

“Como a procura foi muito grande na semana passada e aplicamos em dois dias o previsto para 15 dias, decidimos vacinar o público geral por faixa etária e grupos de risco”, fala a superintende.

Os pontos de vacinação do público estão sendo avaliados pela secretaria e serão comunicados na sequência.