Saúde convoca voluntários para atuar no combate ao coronavírus. Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

A Secretaria Municipal de Saúde está chamando profissionais e estudantes da área para atuar como voluntários no combate ao coronavírus em Curitiba. A partir desta terça-feira os interessados devem entrar em contato pelo telefone (41) 3350-9421, das 8h às 18h.

Os voluntários poderão atuar nas 111 unidades básicas de saúde da capital e nas nove unidades de pronto atendimento, as UPAs. Nesses serviços, eles vão apoiar as equipes na triagem dos pacientes e em outras atividades que possam tornar ainda mais ágil o atendimento.

A campanha de vacinação contra a gripe, que neste ano foi antecipada e começa na próxima segunda-feira (23/3), também deverá contar com o apoio dos voluntários.

Outra área em que o apoio dos profissionais e estudantes vai ser importante é na Central de Atendimento (telefone 3350-9000) criada na última sexta-feira (13/3) para tirar dúvidas sobre o coronavírus. Estão sendo atendidas por dia, em média, 950 ligações. A equipe trabalha das 8h às 23h.

Central de Atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde já ampliou o número de posições na Central, de quatro para oito, para atender melhor a população. E a estrutura pode ser ampliada ainda mais, explica a superintendente de Gestão da secretaria, Flávia Quadros.

Quem deve ligar para o telefone 3350-9000 é, prioritariamente, quem viajou, nos últimos 30 dias, para o exterior (qualquer país) e apresenta os seguintes sintomas: febre e coriza, febre e dor de garganta ou febre e tosse contínua. Devem ligar também aqueles que tiveram contato com alguém que tenha retornado de viagem ao exterior.

A Prefeitura criou, ainda, um tira-dúvidas pelo WhatsApp. Para ter acesso à funcionalidade, basta mandar a palavra “Coronavírus” como mensagem para o número (41) 99876-2903.

Outras fontes de informações são os sites www.curitiba.pr.gov.br e www.saude.curitiba.pr.gov.br.