Em dois meses de trabalho, o departamento de Iluminação Pública da Prefeitura trocou 1.175 lâmpadas e luminárias de 18 importantes avenidas e vias com grande circulação de veículos e pedestres. Os bairros Santa Cândida, Jardim Botânico, Alto da Glória, Cabral, São Francisco e Uberaba já contam com a nova iluminação branca.

A substituição dos equipamentos teve início em abril e seguirá até outubro. Ao todo serão trocadas 4.261 lâmpadas, um investimento de R$ 2,5 milhões da Prefeitura. As novas luminárias têm potências de 150W, 250W e 400W.

No bairro Santa Cândida as ruas estão mais iluminadas, quem passa perto do terminal já sentiu a diferença. Kathiely Thais Vieira, 35 anos, mora em Colombo e todos os dias passa pelo Terminal do Santa Cândida.

“Ficou muito boa esta iluminação nova. A gente fica mais atento se alguém quiser se esconder. Todo dia passo por aqui, a luz melhorou bastante. Está mais seguro caminhar por aqui”, afirmou Kathiely.

João Lecir, 57 anos, há três meses trabalha durante as noites ao lado do terminal e também aprovou a nova iluminação. “Estou aqui duas a três vezes por semana. A nova iluminação está nos ajudando bastante, ficou bem claro e o povo consegue ver bem. Ficou bem mais seguro. A luz branca melhora a visibilidade à noite, aumenta a nitidez”, disse.

A comerciante Silvane Bueno trabalha na Avenida Paraná e também confirma a melhora na iluminação. “A lâmpada branca deixa o ambiente melhor. Aumenta a visibilidade e melhora a segurança. Aqui tem bastante movimento durante a noite”, explicou.

Locais

As trocas de lâmpadas já foram concluídas na Avenida Prefeito Lothario Meissner (90 luminárias) e na Rua Engenheira Ostoja Roguski (27 luminárias), no Jardim Botânico; na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (135 luminárias), no Santa Cândida; na Avenida Paraná e Avenida João Gualberto (368 luminárias), no Alto da Glória, Cabral e Santa Cândida; rápida sentido Centro-Santa Cândida (ruas Nicolau Maeder, Deputado Joaquim Pedrosa, Canadá e São João – 151 luminárias); rápida sentido Santa Cândida-Centro (ruas João Gbur, Jovino do Rosário, Belém, São Luiz, Anita Garibaldi e Campos Sales – 177 luminárias), Rua Inácio Lustosa (66 luminárias), no São Francisco; e Avenida Senador Salgado Filho (161 luminárias), no Uberaba.

Nesta semana as equipes trabalham na troca de lâmpadas na Avenida Anita Garibaldi, entre os bairros Barreirinha e Abranches. Serão substituídas 238 luminárias na região.

Os dados das 1.175 lâmpadas trocadas são do dia 5 de maio, última medição disponível do departamento de Iluminação Pública. A próxima atualização dos números será feita na segunda semana de junho, quando o total de troca deve superar 1.500 luminárias.

Trocas

Estão sendo trocadas as lâmpadas de vapor de sódio (cor alaranjada) por lâmpadas de vapor metálico (cor branca), mais modernas. A vantagem é que são mais eficientes, promovem economia e melhor iluminação. Elas apresentam melhor índice de reprodução de cor branca, proporcionando melhor percepção de segurança.

Mutirão

As lâmpadas de vapor de sódio substituídas serão reutilizadas pelo Departamento de Iluminação Pública no mutirão para troca das lâmpadas queimadas na cidade. A prioridade é dada para as demandas represadas da Central 156.

Em cinco meses de trabalho, as equipes atenderam mais de 30 mil ocorrências de manutenção. Neste ano o departamento de Iluminação Pública também retomou as rondas noturnas de inspeção para fiscalização dos pontos apagados.

 

Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba