A Prefeitura de Curitiba lança nesta quinta-feira (11/10), às 14h30, no Parque Barigui, a “Praça do Circo”. Inédito no País, o programa oferta gratuitamente espaços públicos da cidade para a instalação de companhias circenses itinerantes.

“A Praça do Circo foi criada para permitir às trupes circenses do Paraná e do Brasil a apresentação nos parques e praças da cidade, em troca de matinês e vesperais com espetáculos gratuitos para alunos da Rede Municipal de Ensino. O Programa tem mão dupla: ajuda o circo difundir sua arte e leva alegria e informação artística aos curitibinhas”, disse o prefeito Rafael Greca.

O lançamento do programa será no Circo Zanchettini, montado no Barigui, com uma apresentação a cerca de 800 alunos de escolas municipais de todas as regiões da cidade. A ação também faz parte do programa Linhas do Conhecimento.

Lei

Demanda antiga da classe circense, a concessão de espaços públicos foi criada pela Lei Municipal Nº 15.129, aprovada em 1º de dezembro de 2017, e sancionada pelo prefeito Rafael Greca. Nesta quinta-feira, na abertura do programa Praça do Circo, o prefeito irá assinar o decreto que regulamenta a Lei e lançar o edital de credenciamento das companhias que tenham interesse em utilizar os espaços.

“Mais uma vez Curitiba inova ao oferecer espaço público com infraestrutura para receber companhias circenses. Este é mais um atrativo para estimular a economia criativa e ampliar a oferta de emprego e geração de renda na cidade”, destacou Ana Cristina de Castro, presidente da Fundação Cultural.

Edital

Sob a responsabilidade da Fundação Cultural de Curitiba, a programação dos espaços será definida por meio do Edital de Chamamento Público para Credenciamento de Circos Itinerantes. A seleção será feita por uma Comissão nomeada especificamente para avaliar as propostas.

As inscrições abrem em  1º de novembro de 2018 e as companhias circenses podem acessar o edital no site da Fundação Cultural: www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Podem participar pessoas jurídicas regularmente estabelecidas no País, cuja finalidade e ramo de atuação principal seja produção de espetáculos circenses, que tenham lona própria compatível ao local destinado e experiência profissional em espetáculos na área.

O programa Praça do Circo conta com o apoio das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Planejamento e Obras Públicas.

Serviço

Lançamento do programa Praça do Circo

Data: 11 de outubro de 2018 (quinta-feira)

Horário: 13h45 início do espetáculo

14h30 cerimônia de lançamento

Local: Parque Barigui – Circo Zanchettini

Endereço: BR 277 (próximo ao heliponto)