Nesta sexta-feira 14 novos ônibus foram entregues durante o Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana, no Parque Barigui. Agora o sistema de transporte coletivo de Curitiba completou 262 novos ônibus em sua frota. Na imagem Prefeito Rafael Greca realiza a entrega dos novos ônibus – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O sistema de transporte coletivo de Curitiba completou 262 novos ônibus em sua frota. Nesta sexta-feira (31/5), foram entregues mais 14 veículos, durante o Fórum Paranaense de Mobilidade Urbana, no Parque Barigui. Eles vão substituir aqueles que estão em uso há mais tempo e irão atualizar a idade média da frota, proporcionando mais segurança e conforto aos usuários. 

Os 14 novos ônibus irão operar nas linhas Pinhais/Campo Comprido, Inter II e um dos veículos será utilizado como reserva dos articulados laranja e, quando em operação, fará as linhas do Trabalhador ou Fazendinha/PUC.

Ao celebrar a chegada dos novos ônibus, o prefeito Rafael Greca lembrou que desde 2013 a cidade se ressentia da falta de renovação de sua frota. “Agora nós já estamos no ônibus número 262. Foram comprados em regime de licitação de menor preço, são ônibus modernos, com bom desenho, todos com plataforma de acessibilidade para pessoas com deficiência e me dá uma alegria poder fazer essa renovação da frota”, disse Greca.

O prefeito estava acompanhado do secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, que, mais cedo, ministrou palestra no fórum de mobilidade. “Curitiba sempre foi uma grande referência, uma referência mundial. E a mobilidade de Curitiba é um dos cartões-postais da cidade. O prefeito Greca está honrando a fama que a cidade tem”, apontou Pejo.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou que, a partir de 2017, Curitiba passou a investir de forma consistente na renovação de sua frota de ônibus e em atender melhor os usuários do sistema de transporte da cidade. “Até o fim de 2020, serão 450 novos ônibus entregues para as pessoas que optam por se locomover de forma coletiva, gerando menos impacto ambiental, reduzindo engarrafamentos e, em muitos casos, saindo de um ponto a outro da cidade de maneira mais rápida e menos custosa”, disse.

Os novos veículos possuem dois espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência e iluminação interna em LED.

Treze dos novos ônibus carregam uma novidade. Em caráter experimental, os veículos estão equipados com calhas verticais nas janelas. O equipamento ajuda a melhorar a circulação do ar em dias chuvosos.

Participaram da entrega dos novos ônibus o secretário do Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella; e os vereadores Serginho do Posto e Edson do Parolin.

 


 

Características dos 14 ônibus entregues nesta sexta

2 articulados, Ligeirinhos (cor cinza)

Capacidade de passageiros: 150

Câmeras: seis internas e mais uma de apoio ao condutor

11 padron, Ligeirinhos (cor cinza)

Capacidade de passageiros: 95

Câmeras: cinco internas

1 padron, Intercambiável (cor laranja)

Capacidade de passageiros: 90

Câmeras: quatro internas