Parte dos serviços essenciais do município, pontualmente o transporte e a educação, foram afetados pelo movimento de greve nacional convocado pelas Centrais Sindicais nesta sexta-feira (14/6). Os demais serviços funcionam normalmente, bem como o atendimento nas Ruas da Cidadania.

Educação
Na rede municipal de ensino apenas 10,3% das unidades não abriram na manhã desta sexta-feira (14/6). São 39 escolas fechadas, das 185 unidades que compõem a rede. Apenas cinco Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não estão funcionando, dos 221 que atendem a toda cidade. A Secretaria Municipal da Educação fará o monitoramento do funcionamento das unidades durante o dia.


Transporte
No transporte público, 95% da frota está funcionando normalmente e 5% paralisada. Às 5h, manifestantes fecharam as garagens para impedir a saída dos ônibus e chegaram a sequestrar dois ônibus que buscam os funcionários. A Guarda Municipal e Polícia Militar do Paraná foram acionadas pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), que faz a gestão do transporte coletivo da cidade, e os veículos foram recuperados.

Para verificar se sua linha está rodando, baixe o aplicativo Curitiba 156 e acesse o menu Meu Ônibus, selecione a linha e acompanhe em tempo real a frota com base no GPS do veículo.

Baixe agora:
Google Play: https://bit.ly/2HNKqps
Apple Store: https://apple.co/2OseibJ


Saúde
Todos os equipamentos e serviços da Secretaria Municipal da Saúde estão abertos e em funcionamento normal. Foram registrados apenas alguns atrasos pontuais de funcionários, por conta dos problemas envolvendo o transporte coletivo.


FAS
Todas as unidades e serviços da assistência social, como Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e unidades de acolhimento institucional (UAIs), estão funcionando normalmente. Foram registrados apenas alguns atrasos de servidores em função dos problemas no transporte coletivo.

Na área do trabalho, os postos do Sine estão abertos e com atendimento normal. Até o momento, alguns cursos ofertados nos Liceus de Ofícios Santa Rita (Regional Tatuquara), Casa Klemtz (Portão) e Vila Hauer (Boqueirão) tiveram as aulas canceladas porque os instrutores não conseguiram chegar às unidades. As aulas serão repostas.


Abastecimento
Os Sacolões da Família, Armazéns da Família, Mercado Municipal, Mercado Regional do Cajuru e os Restaurantes Populares estão funcionando normalmente nesta sexta-feira (14/6). Nenhum serviço da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento foi afetado.


Limpeza Pública
Todos os serviços de coleta de lixo da cidade estão nas ruas e funcionam normalmente.


Guarda Municipal
Desde as primeiras horas da manhã, equipes da Guarda Municipal estão acompanhando a mobilização pela cidade. Guardas municipais auxiliaram na desobstrução das garagens de ônibus, de forma pacífica e sem conflitos. O monitoramento segue durante o dia.


Setran
O atendimento ao público ocorre normalmente na sede da Superintendência de Trânsito (Setran) e nos postos regionais. Os serviços seguirão até o horário normal, às 14h.

Lembrando que para apresentar defesa para multa de trânsito ou entrar com recurso na Junta Administrativa de Recurso de Infrações (Jari) pode fazer isso sem sair de casa.

Pelo site da Superintendência de Trânsito (transito.curitiba.pr.gov.br), o condutor encontra as orientações necessárias para o serviço.

Os documentos relativos à apresentação de defesa, recurso à Jari ou, ainda, indicação de condutor também podem ser postados pelos Correios, até as 17h.

Estas informações foram atualizadas às 10h30.