“Internet, celulares, Whatsapp, Twitter, etc… todo esse mundo colossal está presentes nas relações humanas e já nada será igual, para o bem e para o mal”

Mujica vê com bons olhos o uso das redes sociais e da internet, mas lamenta que não tenhamos desenvolvido potencial para grandes transformações través destes mecanismos. “É muito difícil colocar para fora o que não se leva dentro”, afirmou o ex-presidente.

Em sua coluna quinzenal no portal alemão Deutsche Welle o presidente não se mostrou entusiasmado com as mudanças provocadas pelas tecnologias. E alertou sobre a necessidade urgente de os partidos políticos e governos se reinventarem: “os que não o fizerem, vão sucumbir”, garante.

“Estamos entrando em outra era, sobretudo os jovens do mundo. E não necessariamente temos consciência”, afirmou. “Não podemos ver que nossas democracias representativas já não são boas, más ou regulares, como sempre foram. São francamente insuficientes pra poder representar o todo da complexidade das sociedades atuais”.

<iframe width=”300″ height=”150″ src=”https://www.youtube.com/embed/E7JeuShToow?list=PLeOnee5XZLR1AixZLosrnvAUqPbn0dSIH” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>