Cerca de 45% do custo do transporte de grãos no Paraná são com pedágios, especialmente aquelas cargas que saem do Oeste do estado. No caso de cargas que saem de Foz do Iguaçu em direção ao Porto de Paranaguá, o custo nessa tarifa é de R$ 977,60, segundo estudo da Gerência Técnica e Econômica do Sistema Ocepar (Getec). As informações são do Estadão.

Para cargas que saem de regiões como os Campos Gerais, o custo diminui: aquelas que partem de Ponta Grossa em direção ao porto têm custo equivale a 20% do total transportado.

Levantamento

O estudo da Ocepar mensurou o impacto dos atuais valores de pedágio praticados nas estradas paranaenses nos custos do transporte de grãos e insumos.

Conforme o levantamento, divulgado pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), as tarifas de pedágio podem atingir o equivalente a 8,3% do custo operacional de produção, em se tratando de milho, e de 4,9%, no caso da soja.

“Em 10 de dezembro de 2018 a Agepar homologou os aumentos no pedágio para os lotes de concessão no estado do Paraná. Os reajustes variam entre 0 e 17,83%, mas, devido aos arredondamentos, o reajuste efetivo variou em algumas situações acima dos valores homologados”, destaca o estudo.

“O maior aumento ficou por conta dos lotes da Viapar, com um ajuste efetivo de 17,83%. Esse reajuste contempla também um acréscimo oriundo de um degrau tarifário, aprovado em janeiro de 2018 e até então, não aplicado. A Econorte não solicitou reajuste tarifário à Agepar, portanto não houve alteração do valor vigente em 2018. Dessa forma, o valor por 100 km de pedágio médio no Paraná é de R$ 14,90. O valor mais alto é cobrado pela Econorte, com uma média de R$ 17,89/100km. O menor valor é cobrado pela Ecovia, com R$ 11,94/100km, em um trecho de concessão com 175 km.””

Nota da redação: Investigações do Gaeco comprovam que desde  a sua criação os pedágios do Paraná tem corrupção. Os usuários foram roubados e não serão indenizados ou ressarcidos? Vai vendo.