Na reta final, Passeio Público ganha novo paisagismo com 40 mil flores. Foto: Isabella Mayer/SMCS

 

Mais amplo, iluminado e florido. Assim ficará o “novo” Passeio Público de Curitiba, que, além da maior reforma das últimas décadas, também será um dos palcos principais do Natal de Luz de Curitiba, com carrossel, árvore de Natal e Auto dos Reis.

Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente trabalham nos preparativos finais, com várias frentes de serviços. O mais antigo parque curitibano está recebendo 40 mil novas flores nas cores vermelha, branca e rosa claro.

O novo paisagismo com sálvias, begônias, bounces e sunpatiens (flores da estação) surge no lugar de uma construção antiga que foi demolida e ampliou a visibilidade do Passeio Público.

“A construção trancava a vista do Passeio e a ideia foi criar uma área ampla, agradável e contemplativa para as pessoas e as famílias aproveitarem mais o parque ao ar livre”, diz o diretor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Jean Brasil.

Grama nova e deck para sob o lago

Todo a área gramada do Passeio Público está sendo recuperada. São mais de seis mil metros quadrados de grama para ornamentar os canteiros. A quantidade é um pouco menor que a do campo do estádio do Maracanã, que tem 7.200 metros quadrados de grama.

No lago, entre a nova praça do Passeio e a Ilha da Ilusão, está sendo instalado um deck de madeira. A estrutura tem 45 metros de comprimento por quatro de largura e avança para o lago, formando um espaço para contemplação.

Caminhos de pedriscos dourados e mais bancos

Outra tonalidade nova dentro do Passeio Público vem do piso. Todo pedrisco velho foi retirado e sete mil metros quadrados de novo material, em tom caramelo, será espalhado.

A cor do pedrisco dará um aspecto mais dourado às trilhas e aos caminhos do parque e resgata os primeiros paisagismos usados no local.

“Os antigos pavimentos de saibro tinham cores mais amareladas e eram bastante usados em áreas com pavimentos permeáveis, como no Passeio Público”, fala Brasil.

Novos 53 bancos foram instalados para que as famílias possam se sentar e aproveitar a paisagem.

Os três lagos foram recuperados com limpeza e impermeabilização e terão agora dez aeradores com efeito de chafariz para melhorar a oxigenação da água.

Pintura e iluminação

Outros detalhes completam os serviços de revitalização do Passeio Público. Todo o muro de pedra foi lavado e recuperado. As grades de proteção lixadas estão recebendo pintura nova.

Os postes republicanos da parte externa receberam nova camada de tinta e os portais de acesso também serão pintados. Para o Natal, ganharão iluminação especial.

No interior, o Passeio Público tem um novo sistema de iluminação, especialmente projetado. As mais de 100 luminárias são em estilo belle époque e com tecnologia LED.

O trabalho teve ainda pintura e reforma dos banheiros, mudanças nos recintos de animais, restauração de bustos e placas, podas de árvores e plantio de 120 mudas de árvores nativas, especialmente frutíferas.