Mobilização no Largo marca o Dia Internacional da Mulher. Foto: Cesar Brustolin/SMCS

Neste domingo (8/3) haverá uma mobilização na Feirinha do Largo da Ordem pelo Dia Internacional da Mulher. Em uma ‘blitz” em frente ao Palácio Belvedere será entregue material informativo sobre os serviços do município em atenção ao público feminino.

A ação da Prefeitura, coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos (ADH) – Políticas para a Mulher, abre a programação do Março Mulher, com uma série de atividades durante todo o mês.

Como parte da sensibilização pelo respeito às mulheres e a igualdade de direitos, no dia 24/3 será lançada a Campanha Contra o Machismo, no Salão Nobre da Prefeitura. Na sequência haverá o seminário Reconstruir a Masculinidade, sob a coordenação da presidente da Comissão de Estudos de Violência de Gênero (Cevige) da OAB Paraná, Helena da Souza Rocha.
O evento será o ponto de partida para um Ciclo de Palestras que vai acontecer nos meses de abril e maio ainda sobre o mesmo tema.

Políticas públicas

A Assessora de Direitos Humanos e Coordenadora da Política da Mulher, Elenice Malzoni, destaca que a celebração pelo dia da mulher vai além das homenagens.

“Esse conjunto de ações identificam o comprometimento de Curitiba na consolidação do fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres. Muito temos que avançar nessa caminhada e lutar pelos direitos que as mulheres devem alcançar. Muitas ainda sofrem com preconceito, desvalorização e desrespeito”, avalia Elenice.

Eventos

Durante o mês de março a programação dedicada às mulheres inclui rodas de leitura para diversas idades, apresentações culturais, palestras sobre defesa pessoal, ações com o Ônibus Lilás, até outras temáticas relacionadas às mulheres.

Confira aqui a programação promovida em conjunto com a Fundação de Ação Social que acontece nas regionais envolvidas.

As Casas da Leitura da Fundação Cultural de Curitiba também têm uma série de atividades gratuitas relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. Também com promoção da FCC, a Rua da Cidadania do Pinheirinho fará diversas atrações.

A Secretaria Municipal de Segurança Alimentar promove atividades especiais para as mulheres no mês dedicado a elas. No dia 11/3, as servidoras da secretaria vão ter uma tarde diferente. No auditório do Mercado Municipal, elas participam de palestras, oficinas e discussões sobre defesa pessoal, maquiagem, empoderamento dentro do setor público, dicas nutricionais e um coffee break. Veja aqui detalhes do evento.

A Secretaria do Meio Ambiente preparou uma visita guiada no Cemitério Municipal que também vai homenagear as curitibanas pioneiras da cidade.

E neste mês, a Agência Curitiba promove o Paiol Digital em homenagem ao empreendedorismo feminino.