O secretário estadual de Saúde, Michele Caputo Neto, participou nesta quarta-feira da diplomação do Coren-PR (Conselho Regional de Enfermagem do Paraná) em Curitiba. Todos os conselheiros eleitos para a nova gestão 2018-2020 foram diplomados pelo Conselho Federal de Enfermagem. “Fiz questão de participar deste evento pois temos o Coren do Paraná como um parceiro de destaque na construção de um Sistema Único de Saúde melhor para todos. O diálogo permanente que estabelecemos com a enfermagem tem garantido melhorias importantes para o atendimento da população”, disse Michele Caputo.

O fortalecimento da enfermagem foi também fez parte do discurso de Caputo Neto. “Na nossa gestão, fizemos questão de valorizar o profissional da enfermagem. Prova disso foi a criação das diretorias de enfermagem nos hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde, dando destaque a categoria dentro do organograma das estruturas”, complementa.

A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, afirmou que a gestão seguirá no cumprimento da missão de disciplinar e fiscalizar o exercício profissional para assistência de enfermagem de qualidade em todo Estado. Atualmente, os profissionais da enfermagem correspondem pela maior parte da força de trabalho da saúde pública. “Vamos seguir com a proposta de fortalecer a enfermagem imprimindo valores de ética, transparência, justiça, respeito e democracia”, diz.

Também participaram da solenidade, a 1ª secretária do Cofen, Maria do Rozário de Fátima Borges; a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, a presidente do Sindesc, Izabel Cristina Gonçalves; o conselheiro titular da OAB Paraná, Emerson Fukushima; a vice-coordenadora do Curso de Enfermagem da UFPR, Miriam Aparecida Nimtz, além de representantes de instituições de saúde e de ensino e entidades de classe.

A atual gestão do Coren/PR foi reeleita em outubro de 2017, tomou posse em dezembro e iniciou as atividades em janeiro deste ano. O triênio segue até dezembro de 2020. Confiram os diplomados do Plenário Coren/PR 2018-2020:

Conselheiros Efetivos Quadro I

Simone Aparecida Peruzzo
Vera Rita da Maia
Tereza Kindra
Maria Cristina Paganini
Marcio Roberto Paes

Conselheiros Suplentes Quadro I
Amarilis Schiavon Paschoal
Janyne Dayane Ribas
Junia Selma de Freitas
Katia Mara Kreling Vezozzo
Ramone Aparecida Przenyczka

Conselheiros Efetivos Quadro II e III
Sidnéia Correa Hess
Eziquiel Pelaquine
Alessandra Sekscinski
Marta Barbosa da Silva

Conselheiros Suplentes Quadro II e III
Roseli de Jesus dos Santos
Cleonice Diniz da Fonseca Advente
Odete Miranda Monteiro
Alessandra Ferla Martins