Um novo livro de autoria de Miron Biazus Leal aborda um dos temas mais discutidos na atualidade, a penhora da pequena propriedade rural, usada de forma abusiva pelos sistema financeiro atual. 
Com um caráter inovador, o livro conduz o leitor a entrar no pequeno universo rural, bem como, conhecer e compreender de forma fácil sobre instituto da impenhorabilidade da pequena propriedade rural.
O livro Parva Universie, retrata a forma de interpretação e aplicação do inciso XXVI do art. 5º da Constituição Federal, como instrumento de proteção, não somente da titulação e posse da propriedade rural, mas, da família campesina, modo de vida, cultura, subsistência e amor por seu pequeno universo.
Para tanto, esta obra passa a ser composto por capítulos organizados de forma lógica e gradual com o fito de abarcar os requisitos da impenhorabilidade da pequena propriedade rural em matéria agrária e processual, desde o conceito de pequena propriedade rural, agricultor e sustentabilidade até a sua aplicação como forma de defesa nos processos judiciais de cunho cível.
O autor, Miron Biazus Leal, diz esperar “que este material sirva, de forma concreta, para auxiliar a todos que buscam, juristas ou não, sobre o tema impenhorabilidade da pequena propriedade rural, no sentido de desenvolver um processo judicial mais justo, igualitário e sustentável.”