Lewandowski suspende andamento das últimas investigações da Lava Jato contra Lula – Thumb/DCM

Essencial DCM

Lula é o assunto. AO VIVO. Kiko Nogueira analisa as últimas notícias e conversa com cientista político Rudá Ricci.

Vitória de Lula

Mais duas ações penais foram suspensas contra Lula que estavam na Justiça Federal do DF. A decisão foi do ministro do STF Ricardo Lewandowski. Os processos eram sobre acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o instituto do ex-presidente. Tudo isso teria ocorrido por operações irregulares da Odebrecht. É mais uma vitória do petista.

A defesa de Lula entrou com o pedido de fechamento das apurações. O ministro Lewandowski deu a liminar e barrou o andamento das investigações. E não houve pedido para que o PGR se manifestasse sobre o assunto.

O ex-presidente já conseguiu arquivamentos, anulações e fechamentos de processos sobre a Lava Jato. A perseguição contra ele foi desmascarada e a Justiça tem reconhecido. Inclusive, houve a suspeição de Sergio Moro sobre o caso do triplex. E os processos em Curitiba foram anulados.

O primeiro processo investigava supostos pagamentos de R$ 4 milhões da empreiteira para o instituto do petista. Para o MPF o caso era sobre propina. A defesa argumentou que eram doações. A segunda ação era sobre supostas propinas e um terreno para o instituto.