Prefeito Rafael Greca recebe em seu gabinete Ricardo Garmatter, Reinaldo Garmatter e arquiteta Mariana Gastaldi para reunião sobre revitalização do Palácio Garmatter.  Foto: Daniel Castellano / SMCS

Mais um imóvel de interesse histórico da Curitiba deverá ser restaurado. O projeto de recuperação da edificação, antiga residência e açougue da família Garmatter, no Setor Histórico da cidade, foi apresentado ao prefeito Rafael Greca nesta terça-feira

O imóvel fica na Travessa José Bonifácio, esquina com Rua Nestor de Castro, perto da Catedral Basílica de Curitiba. Segundo o prefeito, a edificação será integrada ao programa Rosto da Cidade.

“É um projeto muito interessante para a cidade”, disse o prefeito.

“Vamos integrá-lo ao Rosto da Cidade, fazendo uma moldura digna para a Catedral Basílica de Curitiba, dialogando do outro lado com a rua com a esplêndida restauração do palacete José Hauer, hoje sede da Defensoria Pública”, completou.

O projeto de restauração foi apresentado pelos bisnetos de Júlio Garmatter, Reinaldo e Ricardo e pela arquiteta Mariana Gastaldi. A proposta é recuperar o imóvel erguido em 1920 como unidade comercial e de serviço.

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está analisando o pedido de Potencial Construtivo para a unidade, classificada como de interesse histórico para a cidade. O presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Mattos, também participaram da reunião.

Pela proposta apresentada, serão restaurados os dois mil metros quadrados do imóvel. Mariana conta que serão recuperadas partes originais, atualmente descaracterizadas pelo tempo.

“Vamos voltar com o solarium e também refazer os antigos telhados de cerâmicas dos armazéns que existiam ali”, diz a arquiteta Mariana Gastaldi, responsável pelo projeto.

O imóvel de quase 100 anos ficava o Açougue Garmatter, no térreo. Os andares superiores eram residência da família. Nos fundos eram produzidos itens como banha, defumados e embutidos, que por muito anos abasteceram consumidores da cidade.