Idosos se exercitam para terem qualidade de vida da Unidade de saúde Trindade II no Cajuru. Foto: Levy Ferreira/SMCS

“A melhor parte do posto de saúde é onde tem a ginástica”, declara a dona de casa Leocádia Iglikovskti Leite, 64 anos, enquanto se exercita na Unidade de Saúde Trindade II, no Cajuru. Duas vezes por semana ela e outros 40 usuários da unidade se reúnem para movimentar o corpo com a orientação do profissional de Educação Física Elton Coutinho. 

Mais que condicionamento físico, encontram bem-estar e diversão nas manhãs de segundas e terças-feiras. Coutinho conta que quando iniciou as atividades, o objetivo principal era oferecer aos participantes – a maioria, idosos – fortalecimento muscular para evitar lesões.

“Tínhamos muitas queixas de quedas, por exemplo”, afirma o professor.

Ginástica

Por isso, os participantes das aulas executam movimentos simples e com apoio de objetos que possam usar também em casa, como cadeiras e garrafas d’água, como suporte ou peso para os exercícios que desenvolvem força, equilíbrio e coordenação motora.

Dona Leocádia conta que já viu os resultados no papel.

“Meus exames estão muito bons e não eram tão bons assim”, diz Leocádia.

“Eu sentia muita dor nos ombros, achava que era algo grave, mas aí me falaram de vir fazer fisioterapia, me indicaram a ginástica aqui na Unidade e só de fazer alongamento já fiquei melhor”, conta.

Corpo e mente

Além do condicionamento físico, destaca o profissional de Educação Física, o grupo também possibilita que as pessoas mantenham a saúde mental em dia. Não à toa, durante toda a hora de duração da atividade, os participantes fazem brincadeiras e piadas. E dão muitas risadas.

“A gente se diverte aqui. Todos saem mais felizes”, conta a dona de casa Maria Lucia Rossi, 72 anos.

Ela frequenta o grupo de ginástica há quatro anos e a atividade faz parte do controle da pressão alta, que também é acompanhada pela equipe da Unidade de Saúde.

“Cerca de 60% dos que chegam ao grupo têm algum histórico de depressão ou alguma doença psicológica. Muitos passam muito tempo sozinhos em casa”, ressalta Coutinho. “Aqui acaba virando não só um local para se exercitarem, mas um ponto de convívio, o que é muito importante para a saúde”, completa.

Serviço

O grupo de atividade física é ofertado às segundas e terças-feiras, das 9h às 10h, para usuários da Unidade de Saúde Trindade II. A atividade é gratuita.

Interessados em participar do grupo, podem procurar diretamente o grupo, nos horários das aulas, no Espaço Saúde da Unidade (Rua Sebastião Marques Luiz, 1023 – Cajuru).