Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (22),mostra Ratinho Junior (PSD) com 33% e Cida Borguetti (PP) com 15%. Com relação ao levantamento divulgado na semana passada, pela empresa IRG Pesquisas e encomendado pelo jornal Bem Paraná, Ratinho Junior caiu 12%. A soma dos adversários aponta uma diferença de apenas 4%, o que sinaliza um segundo turno no Paraná.

Ainda na pesquisa Ibope, o deputado federal João Arruda (MDB) aparece em terceiro lugar com 5%; o ex-deputado federal Dr Rosinha (PT) foi citado por 3% dos entrevistados e o candidato do Psol, professor Piva, por 2%. Os demais candidatos – Ogier Buchi (PSL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Jorge Bernardi (Rede) – têm 1% cada. Geonísio Marinho (PRTB) não foi citado. Os adversários de Ratinho Junior somam 29%.

Na pesquisa, 22% dos entrevistados tema a intenção de anular ou votar em branco e 15% não souberam responder. Encomenda pela RPC, a pesquisa tem margem de erro de três pontos porcentuais para mais ou para menos e ouviu 1.008 eleitores entre os dias 19 a 21 de agosto. O levantamento foi registrado no TRE com o número PR-04869/2018 e no TSE com o número BR-06574/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%
.
O candidato Ratinho Junior, da Coligação Paraná Inovador, bem que tentou barrar a pesquisa, mas a Justiça Eleitoral negou o pedido. Determinou que a  divulgação apresentasse a ressalva: “A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na resolução nº 23.549 – TSE, especialmente quanto a insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes”.

Ja o IRG entervistou 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses, entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95% e margem de erro é de 2,8%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número PR-09806/2018.