O jornalista Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, afirma em seu programa O Quarto Poder, na TV 247, que nunca foi estabelecido na história do Brasil um controle de checagem dos números apresentados nas amostragens das pesquisas eleitorais; “Grandes institutos de pesquisa manipulam o eleitorado”, denuncia; assista à íntegra

TV 247  – O programa O Quarto Poder, da TV 247, destacou nesta semana a postura nociva dos grandes institutos de pesquisa, que para Eduardo Guimarães, manipulam o eleitorado brasileiro. O editor do Blog da Cidadania, que já tentou investigar e até conseguiu denunciar pesquisas, afirma que nunca foi estabelecido na história um controle de checagem dos números apresentados nas amostragens.

“Existem estudos que apontam o efeito destas pesquisas na cabeça do eleitor, parcela do eleitorado vota em quem está liderando as pesquisas”, observa. Guimarães classifica a pesquisa divulgada nesta semana pelo “Data Poder 360” como “no mínimo suspeita” por apresentar números contraditórios.