A música vai unir a Polônia ao Brasil em quatro concertos de 28 de outubro a 11 de novembro. Músicos excepcionais dos dois países se juntam nos palcos para celebrar os 150 anos da imigração polonesa em Curitiba. Com direção artística do maestro Norton Morozowicz, o projeto Laços Brasil Polônia, acontece no Teatro Regina Casillo e os ingressos são gratuitos, os convites podem ser reservados via 3225-6232.

Com a música como ponto de partida, a conexão entre os países é refletida em toda a programação, como os solistas internacionais convidados e o repertório dos quatro concertos que demonstram a qualidade musical de compositores poloneses e de brasileiros de origem polonesa.

Virtuoso músico, referência na cena cultural de Curitiba, Norton se orgulha de sua descendência polonesa. “Por meio da música queremos estreitar os laços para preservar costumes e tradições, e com isso enfatizar a contribuição da imigração polonesa para o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil”, comentou o maestro que também é irmão de Henrique de Curitiba (1934-2008), um dos compositores que poderão ser apreciados nos concertos.

Além de Henrique, também são recorrentes nos programas os compositores, Fryderyck Chopin (1810 – 1849), Krzysztof Penderecki (1933-2020) e Karol Szymanowski (1882-1937).

Convidados internacionais engrandecem as comemorações. Integram o Laços Brasil Polônia, o curitibano Gustavo Surgik, atualmente co-spalla da Orquestra do Teatro de Stuttgart, na Alemanha, spalla da Orquestra do Festival de Ludwigsburg e também da Orquestra Sinfônica de Heilbronn.

E o excepcional pianista Polonês, Rafael Luszczewski, será solista em três concertos. Entre suas conquistas, o músico desde 2001, está registrado como um Steinway Artist na lista dos maiores pianistas do mundo – “Steinway & Sons Artists’ Roster” em Nova Iorque.

Antes das apresentações, serão realizadas breves palestras ministradas por convidados, que irão explanar sobre o Programa, compositores e contexto histórico para melhor apreciação das obras. Estão confirmados o professor Maurício Mazur e a Consul Geral da República da Polônia em Curitiba, a Sra. Marta Olkowska.

“A música é a alma dos poloneses. Nomes importantíssimos para a cultura da cidade vieram dessa ligação e fizeram o elo para a continuidade de gerações. Agora vamos preservar essa história e criar potencial para o futuro”, concluiu Morozowicz.

Programação
Abre as celebrações um concerto camerístico com solos de piano, violino e violoncelo, na quinta-feira (28/10), às 20h. O violinista internacional, Gustavo Surgik e a violoncelista, Ana Helena Surgik, dividirão o palco com as notáveis pianistas Glacy Antunes de Oliveira e Clenice Ortigara.

Na programação um concerto em Brusque, da Orquestra Sinfonia Brasil, criada sob a chancela da Associação Música & Cena Brasil, homenageia a primeira cidade em que a comunidade polonesa se fixou. Em 1869, se estabeleceu na região sul do país, primeiramente em Brusque, Santa Catarina, transferiu-se, em 1871, para Pilarzinho, no Paraná.

O concerto acontece no dia 6 de novembro, na Igreja Matriz São Luiz Gonzaga e no dia 7, será reapresentado no novo espaço camerístico de Curitiba, no Teatro Regina Casillo.

O renomado pianista polonês, Rafael Luszczewski encerra a programação com o Recital Chopin, no dia comemorativo da Data da Independência da Polônia, 11 de novembro. Também conhecido como um Montblanc Artist, por sua gravação pela empresa Montblanc, exclusivamente para Homenagem a Frederic Chopin no 150º aniversário da morte de Chopin.

Concertos sociais
Assim como a tradição polonesa valoriza as crianças, o Projeto Laços Brasil Polônia está realizando apresentações no Hospital Pequeno Príncipe. São oito visitas ao todo, levando alegria e esperança às crianças e familiares atendidos pelo hospital, que é eleito um dos melhores pediátricos do mundo em um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

Este projeto, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura através da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe.

Serviço:
ENTRADA GRATUITA
Os convites podem ser reservados via 3225-6232
O estacionamento do Teatro estará disponível para o público.

Concerto de Câmara
Data: 
Quinta-feira (28/10), 20h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Palestras Pré Concerto, às 19h
Prof. Maurício Mazur

Concerto Orquestra Sinfônica Brasil
Brusque –  06 de novembro, 18h
Auditório da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga

Curitiba – 07 de novembro de 2021, 18h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Palestras Pré Concerto

Concerto comemorativo da Data da Independência da Polônia
Pianista Rafael Luszczewski
Data: 11 de novembro, 20h
Teatro Regina Casillo (R. Lourenço Pinto, 500 – Centro, Curitiba – PR)
Palestra Pré Concerto, às 19h
Sra. Marta Olkowska   –  Consul Geral da República da Polônia em Curitiba