(Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Revista Fórum

Por Plinio Teodoro

Inimiga de Jair Bolsonaro, mas fã declarada da política econômica neoliberal de Paulo Guedes, a Globo fez questão de passar pano para a declaração preconceituosa do “superministro”, que nesta quarta-feira (13) comemorou a alta do dólar dizendo que com a moeda estadunidense em baixa “era uma festa danada”, com “empregada doméstica indo pra Disneilândia”.

Na página principal do site globo.com, a declaração de Guedes aparece como sendo algo “bom para todos”. “Guedes elogia alta do dólar: ‘Bom para todos’”, diz o título.

Na página da matéria, no entanto, o título da reportagem assinada pelo jornalista Manoel Ventura dá o tom correto à fala de Guedes. “Guedes diz que dólar alto é bom: ‘empregada doméstica estava indo para Disney, uma festa danada’”.

O ministro, que passou as duas últimas férias em Miami e viaja constantemente para os EUA, mandou as “empregadas domésticas” irem “passear em Foz do Iguaçu, vai passear ali no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai para Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu, vai passear o Brasil, vai conhecer o Brasil. Está cheio de coisa bonita para ver”.