O prefeito Rafael Greca com o secretário do Governo Municipal Luiz Fernando de Souza Jamur, empossaram o presidente Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, Ary Gil Merchel Piovesan. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O economista Ary Gil Merchel Piovensan é o novo presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC). Funcionário de carreira da prefeitura há 28 anos, ele tomou posse nesta segunda-feira (15) no gabinete do prefeito Rafael Greca. Também estava presente o secretário de governo, Luiz Fernando de Souza Jamur.

“Ele vai administrar o IPMC, que é um patrimônio inestimável de Curitiba. É o único instituto de previdência do País que tem os recursos garantidos no orçamento anual da cidade. Isso foi possível graças ao Plano de Recuperação de Curitiba”, disse o prefeito. “Ele vai zelar pela correta aplicação de recursos. O problema previdenciário do IPMC está equacionado pelos próximos 30 anos”, acrescentou Greca.

Piovesan, que até agora ocupava a diretoria de controle financeiro da Secretaria de Finanças, passa a comandar uma estrutura que atende 15 mil aposentados e pensionistas na capital.  “Nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito a partir do Plano de Recuperação de Curitiba e garantir o funcionamento do sistema pelo máximo de anos possível”, disse. Nesta semana,  IPMC deve iniciar o censo previdenciário, que vai recadastrar servidores aposentados e pensionistas, em duas fases, até o fim de 2019. Piovesan substitui José Luiz Taborda Rauen, que foi para a presidência da Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev).