Prefeito Rafael Greca vistoria junto com a vereadora Dona Lourdes, as obras de pavimentação sobre saibro na Rua Joaquim Caetano da Silva, no Santa Quitéria.  Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

O incômodo com a poeira e a lama fazia parte da rotina dos moradores da Rua Joaquim Caetano da Silva, no bairro Santa Quitéria. Fazia. Obras de drenagem e pavimentação, feitas pela Prefeitura, que começaram em 9 de setembro e devem ser concluídas até o fim da próxima semana mudarão para sempre essa realidade. 

O projeto prevê para a via a implantação de galerias de águas pluviais, meios-fios e bocas de lobo, além de uma base estruturada para receber o novo piso de asfalto.

Os serviços estão sendo executados no trecho de 118 metros entre as ruas Bocaiúva e Dona Eleusina Plaisant e, nesta quinta-feira (17/10), foram vistoriados pelo prefeito Rafael Greca e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

“Estou aqui com a vereadora Dona Lourdes, decana da Câmara Municipal de Curitiba. Por cinco legislaturas, a vereadora pediu a requalificação da Rua Joaquim Caetano da Silva, que é de saibro e está ganhando não só asfalto novo, mas também infraestrutura de drenagem. Para alegria dos seus moradores”, disse Greca.

Nascido e criado pelos pais na casa que ainda existe na Rua Joaquim Caetano da Silva, Rogério Lourenço da Costa, hoje aos 33 anos, aprova a obra “em 100%”.

“Tenho uma filha com bronquite que sofre com a poeira. E, quando chove, tem a lama. Então, não consigo esconder a minha felicidade com a chegada do asfalto. É só um pedacinho de rua, mas que faz muita diferença na minha vida e dos meus vizinhos”, apontou Costa.

Também morador da rua, Levi Santana revela que está vendo se realizar um antigo sonho. “Isso aí é uma joia. Coisa muito boa. Confesso que sonhava com o momento de ver essa rua asfaltada. Quando acabar a obra, faremos uma festa”, contou Levi, que há 38 anos mantém seu endereço na via.

A Rua Joaquim Caetano da Silva faz parte da primeira etapa das obras de asfalto sobre saibro da Prefeitura. O programa conta com o investimento de cerca de R$ 7 milhões e leva novo pavimento a 27 ruas que cortam bairros de oitos das dez administrações regionais de Curitiba. As intervenções alcançam 4.975 metros de vias antes cobertas por saibro.

Estágio das obras

Das 27 ruas da primeira etapa, nove já foram concluídas e outras 12 estão com os serviços em andamento. Das vias onde ainda estão transcorrendo as obras, quatro só aguardam para receber a pintura da sinalização horizontal.

O processo licitatório da segunda etapa do programa de asfalto sobre saibro da Prefeitura está em sua fase final. Mais 26 ruas receberão pavimento asfáltico.

No total, serão mais 6.057 metros de asfalto novo em bairros das regionais Boqueirão, Cajuru, Bairro Novo, Pinheirinho, Tatuquara, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Santa Felicidade e Boa Vista.

Além do asfalto, as ruas também receberão obras de drenagem, terraplenagem e sinalização horizontal e vertical.