Prefeito Rafael Greca, recebe a equipe de robótica Conectados da Escola Municipal Cel Durival Britto e Silva, que ganhou o terceiro lugar na First Lego League, no Líbano. Foto: Pedro Ribas/SMCS

“É indescritível tanta alegria, sensação de dever cumprido”. A frase do estudante Ryan Monteiro Simm, 13 anos, resume o sentimento de toda a equipe de robótica Conectados, da Escola Municipal Coronel Durival de Britto e Silva (Cajuru), que ganhou o terceiro lugar em design de robôs no Aberto Internacional do Líbano, realizado de 14 a 16 deste mês, em Biblos.

Os dez estudantes da equipe chegaram na terça-feira (18/6) à noite e foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca na manhã desta quarta-feira (19/6), no Salão Brasil do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

“É enorme a alegria de ver a educação para a inovação que temos em nossas escolas ser coroada”, disse o prefeito.

“A cidade que teve a primeira universidade do Brasil agora tem a primeira escola pública a ser consagrada nesse prêmio mundial”, completou Greca.

O estudante Augusto Ernani Aristides da Silva agradeceu, em nome de todos, pelos investimentos da Prefeitura na equipe. Além dos novos kits de robótica, a Prefeitura custeou a viagem do grupo. “Somos muito gratos por todo apoio”, disse Augusto.

A mãe de Ryan, Rosiane Monteiro da Silva, afirmou que não poderia estar mais orgulhosa. “Ele é muito estudioso, dedicado”, contou.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que as escolas da rede municipal de ensino estão recebendo novos kits de robótica. “É o microduíno, que permite a montagem de diversos protótipos e programação de robótica”, explicou.

São R$ 812 mil para que 117 escolas possam iniciar o trabalho com um novo kit de programação e robótica adaptável a sistemas e materiais de diversas composições. A nova tecnologia é utilizada pelas escolas para ampliar as ações já desenvolvidas.

Em órbita

A conquista de uma vaga para o Líbano veio em março deste ano, durante o evento First Lego League, no Rio de Janeiro, que envolveu estudantes de todo Brasil, com o tema Into Orbit (Em órbita).

O trabalho da escola foi sobre a ansiedade e o estresse dos astronautas. A equipe criou, com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), uma microcápsula contendo óleo essencial de lavanda para reduzir os níveis de ansiedade nas missões.

Visita

Depois de conversar com os Conectados, o prefeito recebeu 19 estudantes do 4º e 5º anos da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann. Eles fizeram diversas perguntas ao prefeito, que explicou sobre saúde, educação e reciclagem na cidade, além de apresentar o painel solar do prédio da Prefeitura aos estudantes.