Diversas empresas – bares e restaurantes – da capital estão enfrentando sérios problemas de falta de água, além da população em geral. No caso dos comerciantes, trata-se de prejuízos financeiros e desemprego. Alguns pequenos comerciantes não estão suportando os gastos financeiros excessivos com a falta de água porque são obrigados a recorrer a caminhões ou água mineral.

Em diversos países durante a pandemia os governantes deixaram de cobrar tarifas de luz e água. O governo da Argentina foi mais além: congelou tarifas de luz, água, internet e telefonia.Mas por aqui, o próprio governador Ratinho Junior autorizou aumento na conta de água, e depois recuou.

Em Curitiba o cidadão está pagando por um produto que não recebe, algo imoral e ilegal.

Com a falta de chuvas, numa das maiores crises hídricas da história recente, os reservatórios estão quase vazios, é o que justifica a Sanepar. Entretanto, não é lícito seguir cobrando valores por produtos que não são entregues. Se o consumidor não recebe água todos os dias, deveria receber desconto na conta de água, pagar apenas pelo que está consumindo.

E além disso, a Sanepar continuou aumentando as tarifas em plena pandemia. “A tarifa de água e esgoto variou 173,81% no período entre 2011 e 2019. Já o lucro líquido e os dividendos avançaram 697,01% e 788,18% respectivamente. Os investimentos, ou seja, os valores colocados na melhoria e ampliação do negócio-fim da empresa tiveram o menor índice: 158,56%, segundo cálculos realizados, a pedido do Plural, pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O bom desempenho da distribuição de dividendos para acionistas pela Sanepar é resultado da ampliação da distribuição dos lucros para acionistas de 25% para 50%, determinada em 2013.”

Mas água é um bem público e não deveria ser privatizado. Ao privatizar parte da Sanepar a empresa passou a priorizar o lucro. A população da capital mais do que dobrou nos últimos 10 anos, e a Sanepar investiu prioritariamente em cobrança.

No governo Ratinho Junior o aumento na tarifa de água foi três vezes acima do valor da inflação.