Prefeito Rafael Greca, entrega junto com os vereadores, em frente a Câmara Municipal, novos ônibus biarticulados. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Mais seis novos biarticulados vão circular no começo de abril pelas canaletas expressas de Curitiba, na linha Santa Cândida/Capão Raso. Os ônibus foram entregues pelo prefeito Rafael Greca, acompanhado de vereadores, nesta quarta-feira (13/3), em frente à Câmara Municipal de Curitiba.

Já são 163 novos veículos entregues por Greca desde o fim de 2017. A previsão é chegar até o fim deste ano com 300 veículos, o que corresponderá à renovação de 24% da frota operante da cidade (1.250 ônibus).

A entrega desta quarta-feira marca as comemorações dos 326 anos de Curitiba e também a entrada da indústria Scânia no mercado brasileiro de ônibus biarticulados. Até então apenas a Volvo fabricava esse tipo de ônibus no Brasil. “Estamos trabalhando para que a frota seja totalmente renovada e hoje estamos comprando ônibus Scania, uma concorrência saudável para baratear o custo e melhorar a qualidade dos veículos”, destacou Greca.

Tecnologia

Os biarticulados de ambas as marcas atendem aos padrões técnicos da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). A maior diferença entre eles é no motor, que nos ônibus da Scania fica na dianteira enquanto no modelo Volvo está na parte central do ônibus.

“É um novo produto que foi testado e autorizado a entrar no sistema de transporte coletivo de Curitiba como mais uma opção de ônibus no perfil biarticulado, competindo diretamente com a única montadora que ofertava esse tipo de veículo até então. Para a renovação da frota isso proporciona maior poder de negociação e demais benefícios por conta do processo natural de concorrência”, avaliou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Os novos biarticulados, como os 25 da Volvo entregues em março do ano passado, contam com oito câmeras de segurança internas, para monitorar a movimentação dos passageiros dentro dos veículos, e uma externa para ajudar o motorista a visualizar a via. Além disso, têm todos os itens de acessibilidade.

Cada ônibus tem 20% dos bancos reservados a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. São dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento de portas, sinalização em Braille que identificam o prefixo do ônibus, mensagem de voz para parada do cadeirante. Toda a iluminação interna é tecnologia LED.

Além de vereadores, participaram da entrega dos ônibus o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias; a superintendente de Trânsito, Rosangela Batistela; o diretor comercial da Scânia no Brasil, Silvio Munhoz; e o presidente do Sindicato das Empresas de Trasnporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp), Maurício Gulin.

Renovação de frota

Além dos 31 novos veículos já entregues (25 em 2018 e seis nesta quarta), já estão encomendados 18 novos biarticulados, produzidos pela Volvo, com previsão de chegada até o próximo dia 29 de março, dia do aniversário da cidade, totalizando 49. Outros modelos, como ônibus articulados e comuns, também serão entregues nessa data.

Com os seis novos biarticulados o prefeito Rafael Greca chega a renovação de 163 ônibus desde o fim de 2017. A previsão é completar até o fim deste ano 300 veículos, o que corresponderá a renovação de 24% da frota operante da cidade (1.250 ônibus).

Antes da entrega dos novos ônibus, Greca participou da abertura dos trabalhos na Câmara, destacou os eventos comemorativos ao aniversário da cidade e também a 1ª Reunião do Grupo BRICS 2019. “Curitiba será a capital diplomática do Brasil até a próxima sexta-feira”, disse.

 

LEIA MAIS: