Prefeito Rafael Greca participou do desfile civico na Rua da Cidadania do Bairro Novo como parte das comemorações da Semana da Pátria. – Curitiba, 05/09/2018 – Foto Daniel Castellano / SMCS

O desfile dos curitibinhas da Guarda Mirim e das escolas municipais foi a grande atração da festa cívica na Regional Bairro Novo, nesta quarta-feira (5/9), com a presença do prefeito Rafael Greca. O ato cívico foi realizado em frente à Rua da Cidadania.

“Esta região do Bairro Novo traduz o Paraná, abriga famílias de várias regiões de nosso Estado”, disse o prefeito, após cantar os hinos Nacional, de Curitiba, da Independência e do Paraná acompanhado das crianças e de moradores dos arredores. “Uma salva de palmas para o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que subiu”, comemorou o prefeito.

O Ideb das escolas municipais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, divulgado nesta semana, passou de 6,3 para 6,4 e superou a meta estabelecida pelo Ministério de Educação (MEC) para a cidade, que era de 6,2.

“Estou nervosa, é meu primeiro desfile”, desabafou Lara Queiroz, 9 anos, da Guarda Mirim da Escola Rio Negro. “É muito legal participar de um dia importante como este, que lembra nossa independência. Meu aniversário é pertinho da data, é dia 8 de setembro”, contou Amanda Esteves, 10 anos, colega de Lara na Guarda Mirim.

A festa contou com apresentações musicais e, como nas demais regionais, com a presença do soldado Elder Aurélio de Andrade Purkotte que, montado num cavalo branco, encenou o grito da independência de dom Pedro I, às margens do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822.

O prefeito destacou que o Brasil é feito pelos brasileiros e que a independência é proclamada cada vez que um curitibinha aprende a ler e a escrever, ou que um desempregado se qualifica e conquista um novo posto de trabalho. “Viva Curitiba, viva o Brasil”, comemorou o prefeito.

Participaram do desfile as guardas mirins das escolas municipais Rio Negro, Pedro Viriato Parigot de Souza, Professora Miracy Rodrigues de Araújo, Professora Maria Neide Gabardo Betiatto e Paulo Freire; estudantes das escolas Dona Lulu e Paulo Rogerio Guimarães Esmanhoto; a Banda Lyra Curitibana; equipes do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e do projeto Formando Cidadão da Polícia Militar; integrantes do EcoCidadão e de programas da Fundação de Ação Social e das secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude, da Saúde e do Meio Ambiente; e funcionários do Distrito de Manutenção Urbana do Bairro Novo.

Presenças

Também compareceram o vice-prefeito e secretário Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel; os secretários municipais Maria Sílvia Bacila (Educação) e Emílio Trautwein (Esporte, Lazer e Juventude); a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso; o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Bonfim; o chefe do Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo, Pedro de Andrade; e representantes do Governo do Estado.