O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) convidou os deputados federais do Estado para o lançamento de duas frentes parlamentares em defesa da enfermagem. A Frente Parlamentar das 30 horas, de iniciativa do deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), e a Frente Parlamentar Mista da Enfermagem, do deputado Célio Studart (PV-CE), que buscam defender e lutar pelos interesses da categoria. A cerimônia será nesta terça-feira, dia 20, às 15 horas no Salão Nobre da Câmara Federal, em Brasília.

As frentes atuarão em prol de projetos antigos da categoria que há mais de uma década tramitam no Congresso Nacional como a jornada de 30 horas, o piso salarial, a aposentadoria especial, o descanso digno e não ao EAD na formação de Enfermagem.

A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, estará presente no lançamento representando a categoria. “Vamos continuar nossa longa luta por melhores condições de trabalho, salários dignos e outras questões que influenciam diretamente na atenção e no cuidado prestado por esses profissionais a toda população”, afirma.

Atualmente, a enfermagem responde por mais de 60% das funções em saúde pública. Apenas no Paraná, totalizam mais de 100 mil profissionais inscritos no Coren/PR, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares. No Brasil, são mais de 2,1 milhões em atuação em variados tipos de funções.