Os moradores do Sítio Cercado, um dos bairros mais populosos de Curitiba, ganharam neste sábado um Parque Esportivo, com quadra de futebol com grama sintética, pista de skate com oito obstáculos e quadra poliesportiva. O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou o novo espaço, junto com o prefeito Rafael Greca.

Ratinho Junior explicou que o projeto iniciou quando ele era secretário do Desenvolvimento Urbano e que a ideia é colocar as estruturas em áreas com baixo IDH ou próximo a escolas, para que elas possam ser aproveitadas em atividades de contraturno.

“São revitalizações de praças de bairros importantes de várias cidades e um projeto que iniciei quando era secretário, o Meu Campinho. Estamos ampliando com os municípios do Paraná”, disse. “Além de ser um espaço de lazer, a ideia é que se torne um instrumento de ressocialização, para que  a criançada possa usar fora do horário escolar para fazer atividades físicas”, afirmou o governador.

O Governo do Estado investiu R$ 470 mil na construção do Parque Esportivo. O espaço fica na Praça Napoleão Cortes Júnior Filho, ao lado da Unidade de Saúde João Cândido. Beneficiará principalmente os alunos da Escola Estadual Guido Arzua, a maior da região com quase dois mil alunos, e também a comunidade. “Esta é um política que estamos levando para todo o Paraná”, informa o superitendente de Esportes do Estado, Hélio Wirbiski.

O prefeito Rafael Greca afirmou que os novos equipamentos dão vida nova à praça. “É uma praça renovada, que agora se transforma em um ponto de lazer e educação para o esporte e para a cultura”, disse.

CAMPEONATO — A entrega foi animada pela Banda Lyra de Curitiba. A prefeitura promoveu atividades do Jogos do Piá, campeonato de futebol em grama sintética, torneio de basquete, campeonato de skate. Teve jogos gigantes e brinquedos infláveis para crianças e tintas para grafite.

A moradora do Xaxim Cássia Fagundes Ângelo acompanhou o filho Arthur, de nove anos, na estreia do campo de grama sintética. “Ele estava muito animado e nós adoramos. Tem que aproveitar muito, porque a atividade física é importante para a saúde. Meu filho ama”, disse. “Eu jogo na escola, mas nas férias não tem onde jogar. E agora tem esse projeto para eu participar”, contou Arthur.

Antony Bertoco tem 16 anos e anda de skate há 15, mas não tinha um lugar apropriado para a prática perto de casa. “Aqui é melhor do que ir para o Centro para andar. No lugar mais próximo estavam roubando os obstáculos, aqui está bem melhor”, disse.

A inauguração também contou com um mutirão de consultas e vacinação na Unidade de Saúde João Cândido, que fica junto à praça.

ESPAÇOS – O Parque Esportivo de Curitiba faz parte de uma série de espaços para atividades esportivas e recreação que o Governo do Estado está implantando.

São 312 estruturas, entre Arenas Esportivas (campo de futebol) e Parques Esportivos (que contempla campinho, pista de skate, caminhada e basquete por 3 por 3).

Os equipamentos vêm em dois contêineres, que depois da instalação são acoplados à estrutura para servir como vestuário ou em outras funções. Os projetos beneficiam 224 municípios. São 224 Arenas Esportivas, das quais 154 já instaladas, e 88 Parques Esportivos, sendo 36 instalados.

A instalação dos equipamentos depende do apoio dos municípios, que são os responsáveis por preparar a base para a instalação dos equipamentos.