Na véspera do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março, o prefeito Rafael Greca recebeu na tarde desta quarta-feira (20/3) a cartilha Curitiba Consciente.O documento foi entregue pela secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Sandra Terena, e pelo assessor de Políticas da Promoção da Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva (Candiero). Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Na véspera do Dia Internacional contra a Discriminação Racial, 21 de março, o prefeito Rafael Greca recebeu na tarde desta quarta-feira (20/3) a cartilha Curitiba Consciente. Trata-se de um estudo feito nos últimos dois anos para promover a igualdade racial.

O documento foi entregue pela secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Sandra Terena, e pelo assessor de Políticas da Promoção da Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva (Candiero). A entrega também marcou o encerramento do curso de formação realizado em Curitiba sobre o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, com foco na elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A formação foi voltada para conselheiros e servidores, bem como representantes da sociedade civil ligados à Promoção da Igualdade Racial de Curitiba e Região Metropolitana.

“A Sandra Terena, que foi funcionária da nossa Prefeitura, e o Adegmar Candiero vieram me trazer os resultados do seminário, que dentro do âmbito da Prefeitura apresentou para os nossos funcionários a política nacional de igualdade racial. E a cidade lançou um caderno Curitiba Consciente para exortar as pessoas aderirem a ideia da igualdade racial”, disse Greca.

Curitiba aderiu ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial em novembro de 2018 e está em fase de elaboração do seu Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “A cartilha Curitiba Consciente vai nortear este plano para mudar as compreensões da política de igualdade racial de Curitiba”, disse Candiero.

Participaram também da audiência o coordenador geral de Gestão do Senapir, Rodrigo José Henriques de Faria; a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

Abaixo o link dos documentos para servidores e entidades da sociedade civil que participarão do plano nacional de igualdade racial de Curitiba:

Cartilha Curitiba Consciente

Guia para criação e funcionamento de Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial