A Linha Verde ganhou, nesta quinta-feira (20/9), 350 novas araucárias. A ação, em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta sexta-feira (21/9), aconteceu na região do bairro Fanny, na Regional Pinheirinho, a partir do cruzamento da Avenida Governador Ney Braga com a Rua Hassib Jezzini (marginal da Linha Verde no sentido Sul).

O plantio foi debaixo de chuva e reuniu cerca de 100 colaboradores da Secretaria Municipal de Educação. Participaram diretores de dez Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de cada uma das Administrações Regionais da cidade e os seus chefes de núcleo. A primeira árvore foi plantada pelo prefeito Rafael Greca.

“Vamos pedir a Deus que a chuva continue e a primavera seja fértil”, disse Greca ao lado dos servidores e dos administradores regionais do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; do Boqueirão, Ricardo Dias; e do Portão, Gerson Gunha. A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, acompanhou o evento, organizado pelo Departamento de Produção Vegetal e pela Gerência de Educação Ambiental da secretaria.

Com as novas araucárias, desde 2017 já foram plantadas na cidade pouco mais de mil mudas da espécie ameaçada de extinção. No ano passado, na própria Linha Verde, pelo Dia da Árvore, foram 324 mudas plantadas. Além de celebrar a data, lembrou a secretária do Meio Ambiente, as novas árvores marcam o esforço de preservação do município.

“É um projeto grande do prefeito Rafael Greca para garantir a preservação e a sensibilização das pessoas em relação à importância dessa árvore. E a chuva é boa, em especial, para o desenvolvimento delas”, comentou.

No início de 2017, foram suspensas todas as autorizações de corte da árvore-símbolo do Estado, cuja semente deu nome à cidade de Curitiba, que em tupi guarani quer dizer ‘muito pinhão’. Atualmente, uma comissão delibera a respeito dos pedidos. O grupo também a discute o refinamento das regras para a proteção das araucárias de Curitiba.

Outros locais

A regional Matriz comemora o Dia da Árvore com a Festa da Primavera, nesta sexta-feira (21/9), na Praça Ouvidor Pardinho. Com a participação de secretarias municipais, o evento contará com música da Banda Lyra Curitibana e apresentação das bandas do Projeto Reinventar, além de mostra de trabalhos do Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati) e plantio de árvores.

Na Regional Bairro Novo, nesta sexta, haverá o plantio comunitário de 36 árvores em um terreno localizado na esquina das ruas Silvio Corazza e Antonio José Bonato, no Ganchinho. Cada um dos 22 Centros Municipais de Educação Infantil e 15 escolas municipais da Regional Tatuquara plantarão uma muda.

Os moradores da Regional Boqueirão terão plantios de araucária na Avenida Marechal Floriano Peixoto, pela manhã, e na Praça Alfredo Hauer, à tarde. A Rua da Cidadania do Fazendinha, Regional Portão, terá uma tarde com atividades culturais e plantio de árvore também na sexta-feira.

No sábado (22/9), moradores plantarão cerejeiras da Rua da Cidadania do Tatuquara.

Na Regional CIC, alunos da Escola Municipal Otto Bracarense Costa plantam 15 mudas no terreno da instituição na próxima quarta-feira (26/9).


DIA DA ÁRVORE NAS REGIONAIS

Matriz – Festa da Primavera
Data: 21/9 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Praça Ouvidor Pardinho (R. Dr. Pedro Augusto Mena Barreto Monclaro, S/N – Rebouças)

Bairro Novo – Plantio Comunitário
Data: 21/9 (sexta-feira)
Horário: 15h
Local: esquina das ruas Silvio Corazza e Antonio José Bonato – Ganchinho.

Boqueirão – Plantios comunitários
Data: 21/9 (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Avenida Mal. Floriano Peixoto – praças Joaquim Menelau de Almeida Torres (Praça da Passarela), Waldomiro Rauth (Praça em frente ao Terminal do Boqueirão) e Dom Geraldo Fernandes (Praça do Terminal do Hauer).

Data: 21/9 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Praça Alfredo Hauer (Praça da Santa Rita) – Rua Padre Dehon, 702

Portão – Plantio na Rua da Cidadania
Data: 21/9 (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Rua da Cidadania do Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1700

Tatuquara – Plantio Comunitário
Data: 22/9 (sábado)
Horário: 14h
Local: Rua da Cidadania do Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara

CIC – Plantio de árvores na escola
Data: 26/9 (quarta-feira)
Horário: Sem horário definido
Local: Escola Municipal Otto Bracarense Costa – R. Des. Cid Campêlo, 4.151 – CIC