Luta olímpica é ensinada a curitibinhas na Praça Afonso Botelho

Aulas de Luta Olimpica gratuitas para meninos e meninas de 6 a 12 anos no Centro de Esportes e Lazer da Praça Afonso Botelho, no Água Verde. – Foto: Daniel Castellano / SMCS

Quem já ouviu falar da luta olímpica, um dos esportes mais antigos do mundo? No Centro de Esportes e Lazer da Praça Afonso Botelho, no Água Verde, um grupo de crianças curitibanas tem a oportunidade de conhecer as regras e aprender essa modalidade olímpica.

As aulas gratuitas, às segundas-feira e quartas-feiras, das 10h às 11h, são para meninos e meninas de 6 a 12 anos e ainda tem vagas. Com orientação do professor Ivo Lopes Muller, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), os curitibinhas aprendem os primeiros movimentos da modalidade que está no cronograma dos Jogos Olímpicos desde a primeira edição da era moderna, em 1896.

“A luta olímpica é um esporte muito adequado ao púbico infantil e o projeto é tornar essa modalidade mais conhecida aqui em Curitiba”, diz Muller.

O Centro de Esportes e Lazer da Praça Afonso Botelho é um dos únicos lugares da capital a oferecer aulas de iniciação na luta olímpica para crianças. Com um conteúdo prático que mistura atividades lúdicas e regras da modalidade, a atividade faz parte do projeto  Escola + Esporte = 10, da Smelj.

A aluna Luiza de Águiar Ramalho Mendonça é frequentadora assídua das aulas de luta olímpica. “Gosto porque a gente luta e brinca ao mesmo tempo”, disse.

Outras lutas e atividades

Além da luta olímpica, o Centro de Esportes e Lazer da Praça Afonso Botelho conta ainda outras atividades para crianças, como iniciação ao muay thai, com aulas às terças-feiras e quintas-feiras, das 14h às 15h, e dança Criativa, às segundas e quartas-feiras, das 10h às 11h.

Serviço: Centro de Esportes e Lazer da Praça Afonso Botelho
Local: Rua Engenheiros Rebouças, 3.020 – Água Verde
Telefone: (41) 3323 6275