Binário entre as Ruas João Bettega e Parigot de Souza, no bairro Portão – Foto: Daniel Castellano / SMCS

As obras e intervenções viárias na Rua João Bettega, no Portão, melhoraram não apenas a mobilidade de motoristas que circulam pela região. Comerciantes e pedestres também aprovam as mudanças após o novo binário com a Rua Parigot de Souza.

Com o fim das obras feitas pela Prefeitura de Curitiba na via, em julho, os proprietários do restaurante RIC decidiram abrir a casa também aos domingos. O movimento aumentou e agora também servem jantar.

“Depois de três anos sem abrir o restaurante à noite, agora voltamos a ter confiança para ampliar os negócios” disse Ricardo Kennedy, proprietário do Restaurante RIC junto com a esposa Sílvia Brunkow.

A João Bettega é caminho de quem segue do Portão para a CIC e povoada por condomínios residenciais, casas e abundante comércio.

Para o comerciante, as obras da Prefeitura deram mais visibilidade e atraíram mais clientes para dentro do restaurante.
Com mais fluxo de gente e ampliação de atendimento foi necessário contratar mais funcionários. “Foi necessário dobrar a quantidade de funcionários”, disse Kennedy.

Para implantar o binário, a Prefeitura revitalizou 800 metros de asfalto na João Bettega. Com a alteração no trânsito, a João Bettega agora tem sentido único em direção à CIC, a partir da Rua Doutor João Tobias Pinto Rebelo até a Professor Manoel de Abreu.

A Luiz Parigot de Souza, que completa o binário, já possui sentido único em direção ao Terminal Portão. Foi a divisão do fluxo viário que deu mais visibilidade para o comércio.

Fim das batidas

No trecho entre as ruas Alberto Klemtz e a Parigot de Souza foi implantado um canteiro que organizou o trânsito de veículos nos dois sentidos da Avenida João Bettega. A instalação de semáforo nesse cruzamento melhorou a travessia de pedestres.

“Antes era cada batida que acontecia aqui. Agora ficou ótimo de atravessar e acho que o ônibus vem até mais rápido”, disse Elizabete Fagundes dos Santos, aposentada.

Moradora do Portão, Elizabete usa linhas de ônibus para fazer compras na região da João Bettega. Pelo novo binário circulam cinco linhas do transporte coletivo: Interbairros V, Fazendinha/PUC, Portão/CIC, Uberlândia e Vila Nossa Senhora da Luz.