Prefeito Rafael Greca anuncia ampliação da Central de Atendimento da SMS. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Nesta quarta-feira o prefeito Rafael Greca visitou o call center da Secretaria Municipal de Saúde que esclarece dúvidas sobre o novo coronavírus e anunciou a ampliação no número de atendentes. A central 3350-9000 está operando desde a última sexta-feira (13/3), inicialmente com quatro atendentes. Devido à alta demanda, dobrou para oito e a partir desta quinta-feira (19/3) passa a contar com 19 atendentes. 

O espaço está sendo ampliado para comportar até 27 profissionais de saúde, responsáveis pelo atendimento, e deve estar trabalhando com a capacidade total até a semana que vem.

“Estamos ampliando para melhor atender a nossa população, precisamos ter esperança de que vamos superar esse momento”, disse Greca.

De acordo com o coordenador da central, o diretor de Atenção Primária, Juliano Gevaerd, os profissionais se revezam em três turnos, das 8h às 13h, das 13h às 18h e das 18h às 23h. “Ontem (terça-feira, 17/3), com oito profissionais, fizemos 893 atendimentos”, disse Gevaerd.

A central foi criada para tirar as dúvidas de pessoas que apresentam sintomas gripais e queiram obter orientações sobre possíveis indícios da covid-19.

Orientações

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que todas as pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não procurem as unidades de saúde e UPAs. Só devem buscar o atendimento de saúde aqueles com sintomas respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas).

Todos que chegam de viagem do exterior e dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, onde já há transmissão comunitária do novo vírus, devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias.

Aqueles que chegam de viagem e apresentam febre e sintomas respiratórios devem realizar isolamento domiciliar por 14 dias.

Idosos com mais de 70 anos devem evitar sair de casa.

 

Medidas de proteção

– Lavar as mãos com frequência com água e sabonete líquido ou higienizá-las com formulação alcóolica a 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
– Cobrir nariz e boca (pode ser com o cotovelo ou com lenços descartáveis) quando espirrar ou tossir.
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, e sempre higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos, garrafas, canudos, cigarros ou batons.
– Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.
– Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta respiratória: cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, preferencialmente com lenços descartáveis, e em seguida higienizar as mãos.