A elite do ciclismo nacional vai desembarcar em Curitiba neste final de semana para a disputa da 1ª etapa da Taça Brasil de Ciclismo de Pista. As provas serão no Velódromo do Jardim Botânico, que recentemente passou por obras de manutenção da pista com reparo do piso e nova sinalização. Durante a semana, para aquecer a cidade para a competição nacional serão feitas edições especiais do Pedala Curitiba e exposições de bicicletas antigas.

As provas da Taça Brasil de Ciclismo serão no sábado (18/5), das 9h às 19h30, e no domingo (19/5), das 9h às 13h. A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). A Federação Paranaense de Ciclismo apoia o evento.

Desde 2006, Curitiba não recebia uma competição deste nível do ciclismo de pista. Haverá disputas de velocidade, omnium, keirin, scratch e pontos. As provas são abertas e podem ser acompanhadas pela população de forma gratuita. No domingo (19/5), a Confederação Brasileira de Ciclismo vai promover uma demonstração, a partir das 12h, e será possível dar algumas voltas de bicicleta no velódromo. A participação é livre, mas é necessária a utilização de capacete.

Atividades especiais

Durante a semana, a Smelj preparou uma série de atividades especiais para promover a prática do ciclismo em Curitiba. Nesta quarta-feira (15/5) será feito o Pedala Especial da Matriz, que contará com grupos de várias regiões da cidade. A concentração será a partir das 19h30 na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem, com saída prevista para as 19h45.

A chegada será no SESC da Esquina, no Centro. Os ciclistas vão acompanhar o lançamento da campanha do Dia do Desafio, promovida em diversas cidades brasileiras pelo SESC e que acontecerá no dia 29 de maio. Neste ano Curitiba vai competir com a cidade de São Gonçalo (RJ).

No domingo (19/05), a Smelj vai promover o Tour Pedala Curitiba. Com saída às 9h da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, o Tour irá passar por diversos bairros da cidade até o Velódromo de Curitiba, no Jardim Botânico. O trajeto terá aproximadamente 15 quilômetros.

Para estas duas ações do Pedala Curitiba, a participação é livre e gratuita. Os dois eventos terão um ritmo moderado e é obrigatória a utilização de capacete e demais equipamentos de segurança. A Smelj terá alguns kits de segurança para empréstimo nos dois eventos.

Bicicletas antigas

No sábado e domingo (18 e 19/5) das 9h às 14h, na Praça Osório e no Velódromo de Curitiba, respectivamente, a Smelj vai fazer uma Exposição de Bicicletas Antigas. O evento conta com o apoio de vários colecionadores da cidade que, além das bicicletas, vão expor troféus, medalhas, camisetas e equipamentos.

Nos dois dias, a população poderá conhecer um pouco mais sobre a história do ciclismo na cidade e ver algumas bicicletas antigas, como uma Güerick da década de 1930.

Dia do Brincar

Além das bicicletas, no sábado (18/5), das 9h às 14h, a Praça Osório e toda a Rua XV de Novembro, no Centro, estarão repletas de atividades lúdicas e recreativas em comemoração ao Dia Mundial do Brincar. Os brinquedos inclusivos da Smelj, com balanço, tirolesa, gangorra e skate adaptados, estarão disponíveis, além dos jogos e atividades tradicionais que já acontecem sistematicamente aos finais de semana, como a pintura no papel kraft, circuito infantil de bicicletas, cama elástica, e jogos de tabuleiro gigantes.