Após um jogo dificílimo, no tempo normal e na prorrogação, o Club Athletico Paranaense sagrou-se campeão da Copa Conmebol Sul-Americana 2018 jogando com o Junior Barranquilla da Colômbia na Arena da Baixada. Este é o primeiro título internacional do Furacão, e o classifica para mais três competições em 2019.

A decisão do jogo – e da Copa – veio nos pênaltis por 4 a 3. O técnico Tiago Nunes foi muito aplaudido pela torcida.

Para aqueles que não acreditam em convivência pacífica entre torcidas adversárias este jogo foi mais um exemplo: torcedores colombianos e atleticanos festejaram juntos antes, durante e depois do jogo.

Além da conquista internacional, o Athletico bateu todos os recordes de público com 40.263 torcedores no estádio, derrubando o antigo recorde do Paraná Clube em 2017, que registrou na época renda de R$ 1.224.660,00. A renda do jogo na Arena do Athletico foi de R$ 2.084.560.

O jogo tumultuou o trânsito na região da Arena, onde 8 ruas foram bloqueadas, e a festa pela vitória entrou madrugada a dentro. Até duas horas da madrugada ainda se ouvia o espocar de fogos de artifício e buzinaços. Na sede da torcida organizada Fanáticos a festa terminou às 7 horas da manhã do dia seguinte ao jogo.

Após a conquista da Copa Sul-Americana o Athletico inicia os preparativos para disputar a Copa Libertadores de 2019. O time deve passar por alguma renovação. Um dos destaques da equipe rubro-negra, Lucho González, renovou o contrato, mas sete atletas tem contratados vencendo neste mês.

O Club Athletico Paranaense é o time paranaense com melhores resultados neste ano de 2018. Conquistou lugar de destaque no Campeonato Brasileiro, venceu a Copa Sul-Americana, garantiu vaga na Libertadores de 2018, promoveu uma revolução na marca do clube, trocando o escudo e adotando o nome de fundação.

Para o presidente do Athletico, Luiz Sallim Emed, o clube está no caminho para a conquista de vitórias importantes e vai se destacar entre as melhores equipes do futebol mundial.

A conquista da Copa Sul-Americana credencia o clube para disputar mais três competições na próxima temporada: Conmebol Recopa, Conmebol Libertadores e Suruga Bank.

A Recopa é a disputada entre os campeões dos dois maiores torneios das Américas: Conmebol Libertadores, cujo vencedor foi o River Plate, e a Conmebol Sul-Americana. Serão duas partidas, a primeira com mando do Furacão, prevista para o dia 20 de fevereiro. A volta, com mando do River Plate, deve acontecer no dia 6 de março.