Entrevistamos Dirceli Eleodoro de Góes, formada em Técnica em Contabilidade, a idealizadora e fundadora da Labor Contabilista. Ela iniciou a vida profissional na empresa Auditoria Contábil Paranaense, atuando como responsável pelos setores contábil e fiscal, onde permaneceu por 5 anos; passou então para a empresa Assepar Assessoria Contábil Paranaense Ltda, atuando na área contábil por 2 anos, a seguir na empresa Prymmos Contabilista Associados onde atuou em todo o gerenciamento do escritório por  7 anos. Dirceli conta que trabalhou também na empresa Combustran Comércio de Derivados de Petróleo e Combustec e Revendedor Retalhista de Derivados de Petróleos – em ambas as empresas como responsável pelo departamento contábil. Em 17/02/1984 montou seu próprio escritório, Labor Contabilista Associados SS Ltda, onde permanece até a presente data, onde a empresa se encontra em processo sucessório.

Dirceli Eleodoro de Góes

Confira a seguir:

Fale sobre o início da empresa.

Dirceli Eleodoro de Góes – O início foi com bastante dificuldade com poucos clientes e com uma estrutura bem discreta, mas foi evoluindo com a indicação dos clientes que se sentiam bem orientados e seguros na condução dos seus negócios. Durante a minha trajetória profissional treinei e encaminhei ao mercado inúmeras pessoas que ainda tenho contato e me agradecem até hoje pela prática que adquiriram na vivência do escritório contábil.

 

Fale sobre o histórico da empresa.

Dirceli Eleodoro de Góes – Fundada em 1984 a Labor Contabilista é uma empresa familiar, nascida para administrar condomínios, mas logo percebemos que não poderíamos deixar de lado a nossa paixão pela contabilidade.

Começamos na Marechal Floriano sublocando um espaço em outros escritórios com 5 clientes iniciais, construímos uma prospera carteira que chega hoje a mais de 150, conquistados por meios de recomendações em uma clara evidência do reconhecimento da Labor pelo mercado.

Do pioneirismo no setor de administração de condomínios a empresa passou a atender profissionais liberais, empresas prestadoras de serviços, holdings, administradora de bens, comércios e associações sem fins lucrativos. Para isso, hoje reúne 16 funcionários em um ambiente harmonioso onde imperam integração, respeito e espirito de equipe em favor de uma construção diária.

 

Qual o perfil dos clientes da empresa hoje?

Dirceli Eleodoro de Góes –  Atualmente somos uma empresa de contabilidade com o mesmo foco na satisfação total de nossos clientes, prestadores de serviços (médicos, advogados, engenheiros, agência de publicidade, restaurantes entre outros. A Labor começou a ser indicada pelos clientes a seus familiares, sendo assim atendemos a família toda, cada um com seu negócio e os negócios das famílias.

 

Quais os tipos de serviços prestados?

Dirceli Eleodoro de Góes – Além de sermos especialistas na área contábil tradicional, planejamento tributário, analise gerencial da situação das empresas, auditorias trabalhistas, também trabalhamos com o diagnóstico e consultoria que mostra aos empresários a saúde das suas empresas e como tratá-los.

 

Fala sobre o sucesso da empresa?

Dirceli Eleodoro de Góes – Prestar um serviço de qualidade exige algo mais da experiência, como, comprometimento, transparência e especialmente confiança mútua e tratamento personalizado. Com esses valores a Labor Contabilistas Associados vem construindo uma história de êxito há 35 anos.

A eficiência já provada da Labor com as conquistas dos prêmios Troféu Imprensa Categoria “O Pergaminho de Ouro” na área contábil (2003), “Top of Mind”, do Inbrap – Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública (2005), Master Estadual de “Qualidade e Excelência nos serviços” (2007), “Qualidade e Excelência de seus Produtos e Serviços” do Instituto Nobre (2010), Prêmio Marketing Internacional conferido pela associação dos empresários do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mercosul na categoria “Destaque Empresarial Nacional – Excelência em Assessoria Contábil” (2013) e culmina com a conquista mais recente o Prêmio conferido pela Associação Brasileira de Liderança – Braslider, na categoria “Prêmio Excelência e Qualidade Brasil (2015). Atribuímos o mérito a toda a equipe Labor.

A Labor sempre buscou propiciar um ambiente agradável e incentivar o relacionamento harmonioso entre seus funcionários. Uma equipe valorizada, integrada e feliz trabalha melhor, rende mais e constrói o futuro no dia a dia, fazemos questão de começar o dia com um café da manhã e sempre comemoramos os aniversários e datas importantes para os funcionários. Estudos e treinamentos fazem parte da rotina da equipe e cada área é periodicamente analisada para estar sempre em sintonia com as novidades e mudanças na legislação e no mercado.

 

A Labor Contabilista tem uma história de sucesso?

Dirceli Eleodoro de Góes – Na Labor nós não crescemos só em escalas, mas também com os nossos serviços oferecidos para facilitar o dia a dia com os clientes e o entendimento pelo próprio negócios dos clientes.

Os trabalhos braçais repetitivos estão sendo substituídos pela ciência tecnológica desde (2012) Labor Contabilista é moderno, mas somos a essência de uma família onde habita união, respeito, humildade, gratidão, criatividade e amor ao trabalho. “Contador é aliado e não rival”.

“Contador é o cientista da riqueza e não fiscal do governo”.

Cynthia Carolina Góes

Fale sobre Cynthia Carolina Góes, sua sucessora na Labor Contabilista.

Dirceli Eleodoro de Góes  – Minha sucessora na empresa, Cynthia, é graduada em 1997 em Ciências Contábeis pela UFPR. Em sua trajetória pela universidade, participou de diversos congressos nacionais e regionais, presidiu o Centro Acadêmico por 1 ano, foi monitora da disciplina de Contabilidade Empresarial I, estudou psicologia na PUC-PR e fez estágio na empresa Intermarketing, na área de análise de consumidor. Iniciou suas atividades na Labor Contabilista em agosto de 1989, como auxiliar de escritório, executando serviços externos e conciliação bancária de condomínios.

Em 1992, após uma formação de rotinas trabalhistas passou a executar as tarefas do setor, onde informatizou o cálculo das folhas em planilhas. Em junho de 1995, antes de se ausentar da empresa, implantou um sistema de pagamento.

Retornou à Labor em maio de 1996, novamente como auxiliar de escritório, executando serviços externos e de legalização de empresas. A partir de 06/1996, com a contratação do sistema de contabilidade, se envolveu com o treinamento e a implantação do mesmo, bem como sua utilização. Em agosto de 1996, passou a exercer as tarefas dos setores contábil e fiscal. Em 1997 fez a implantação do sistema fiscal. Em 02/2000 ingressou de sócias da Labor.

Atendia a área contábil, fiscal e de legalização de empresas praticamente sozinha, pois, até então a área mais forte de atendimento do escritório era de condomínios que contava com os outros profissionais, mas em 2002 com um aumento no número de clientes na área de contabilidade empresarial foi necessária a contratação de seu primeiro auxiliar específico para Labor Contabilista na área fiscal. Em 2000, o número de empresas atendidas era de 20, hoje são 130 empresas e 8 profissionais envolvidos nestas três áreas.

Cynthia parou de estudar, participando de treinamentos técnicos específicos, bem como especialização em holdings, administradoras de bens, incorporação e estruturação contábil de novos negócios, como regularização fundiária e exportação de serviços, que passaram a ser áreas de atuação da Labor.

Em dezembro de 2002, além de atuar nas áreas específicas, passou a administrar toda a parte financeira da empresa. Participou do Programa de Qualificação em Gestão Empresarial promovido pelo SECOVI -PR, de 2008 à 2009 e de 2012 à 2014 do PQS realizado pelo SESCAP -PR. Contratou empresas de consultoria e coaching para direcionamento na formação como gestora.

Em 2012 constatou que o sucesso da empresa é em função da equipe especializada. Temos programa de primeiro estágio para alunos de ciências contábeis, onde muitos foram efetivados e permaneceram por muitos anos chegando a encarregados de setores, para a continuidade da empresa. Em 2018 realizou pós-graduação em Liderança Integral para melhorar o relacionamento e a comunicação entre as pessoas dentro e fora da organização.

Hoje, como gestora da Labor, atua no atendimento a clientes, supervisão das áreas contábil, fiscal, trabalhistas e de legalização de empresas